3 de agosto de 2012

Glossário Pokémon Vers.1

Olá a todos! Bom, o TCG é cheio de termos e abreviações que podem confundir e dificultar os jogadores mais novos ou até mesmo aqueles que jogam a algum tempo. Esta postagem vai ser fixa, sempre atualizada e nela teremos os termos e siglas usados no jogo com suas traduções. Espero que vocês possam aprender um monte de palavras novas que são usadas nos jogos e discussões em toda internet.

Glossário



2HKO: "2 Hit Knock Out". Quando um pokémon é nocauteado com 2 ataques.

6P: Sixprizes. Site com conteúdo sobre Pokémon TCG. "Sixprizes.com"

Beach, The: The Beach. Referencia a Poké Beach, site com informações em geral sobre Pokémon. "Pokebeach.com"

Battle Roads: Conhecido também como "BR" é o menor de todos os torneios Premiere. é como um torneio local e normalmente há vários deles em cada área de jogo. eles não contam muito para classificação em relação a outros torneios. São realizados na Primavera e Outono.

BDIF: Siglas de "Best Deck In Format." (Melhor deck no formato).

City Championships: Abreviado em "CC" é um torneio semelhante a um Battle Road, mas vale mais pontos.

DCE: Sigla para Double Colorless Energy, vulgo Energia Dupla.

Donk: Um termo usado tradicionalmente a uma vitória no primeiro turno de jogo. Mas, é usado para descrever também os jogos que terminam nos primeiros dois turnos por KO dos Pokémons do seu adversário (Mesmo não comprando todos os prêmios).

Draft: Uma forma de jogo aonde cada jogador tem vários boosters. Para cada booster, o jogador pega uma carta e depois passa o resto para a direita. O próximo jogador então pega uma carta e depois passa o resto para a direita. E assim vai até todos os boosters serem abertos. Depois monta-se um deck com 40 cartas e joga-se com 4 prêmios. 

DRX: Sigla da coleção Dragons Exalted

GG: Sigla de Good Game "Bom jogo"

Gym, The: Outro site com informações de Pokémon "Pokegym.net"

League: Famosa Liga Pokémon, é realizado em uma loja ou em lugares públicos. O jogo é casual, uma maneira de incentivar iniciantes a participar e aprender as regras. Cartas promo são geralmente usadas como premiação.

Limited (Limitado): Formato de jogo que se restringe as coleções para jogar. Por exemplo, um pré-relese é um formato limitado.

Metagame: Um termo que descreve os decks e cartas que são usados em certa área. Por exemplo, se muita gente jogar com um deck de Zerkron em sua área, você pode dizer que tem um metagame de Zerkron em alta.

Modified (Modificado): O formato que a maioria das pessoas jogam. Ele geralmente consiste de 7-11 das ultimas coleções que foram lançadas. Todos os torneios Premiere são jogados no formado Modificado.

Nacional: Tambem chamado de "Nat" é realizado na maioria dos países com jogadores de Pokémon. Os vencedores têm a oportunidade de jogar no torneio Mundial. 

NXD: Sigla da coleção Next Destinies

OHKO: Abreviação de "One Hit Knock Out". Quando um pokémon é derrotado com apenas um ataque.

Play Points: Ou "PPs" São pontos dados por participação de um evento ou campeonato da temporada, um Battle Road ou City. Quanto maior o evento maior é a pontuação ganha.

POP: Sigla de Play Organized Pokémon

Pré Relese: Formato de jogo normalmente realizado antes do lançamento de uma nova coleção. Os participantes recebem 6 boosters e cada um faz um deck com 40 cartas. É uma boa maneira de negociar cartas que você está procurando.

Regionals (Regionais): É o maior torneio alem do nacional.

Snipe: O ato de atacar um Pokémon no banco do seu oponente.

Spread: O ato de atacar múltiplos Pokémon no banco do seu oponente.

States: Ou Estadual, é um torneio realizado na maioria dos estados. É conhecido também como o primeiro maior torneio da temporada.

Suiço: Estilo de jogo usado nos torneios onde os jogadores com registro de vitorias semelhantes são emparelhados. Por exemplo, um jogador que ganhou 4 partidas e perdeu 4 partidas provavelmente vai ser emparelhado com outro jogador que ganhou 4 e perdeu 4 partidas também.

Tech: Uma carta usada em um deck para aumentar a probabilidade de ganhar uma disputa específica. Por exemplo, um deck de fogo poderia ter um "tech" eletrico, para aumentar suas chances contra um deck de água.

Tier: Um grupo de deck. Por exemplo, os melhores decks no formato são considerado "Tier 1"

Top Cut: Uma série de rodadas em um torneio que são jogadas após as rodadas suíças. Por exemplo, após 4 rodadas suíças um evento pode ter 4 jogadores "Top cut" O que significa que havera dois jogos com os 4 jogadores, e o vencedor dos dois jogos jogam entre si.

Top Deck: A carta que o jogador compra no início de sua vez. Ou, a carta do topo do deck que você está prestes a comprar.

Mundial: Um torneio só para os convidados que conseguiram classificação em outros torneios (Nacional, regional, etc...) com os jogadores destaque de todo o mundo.

________________________________________________________________________

Um comentário: